Wednesday, January 23, 2013

Summer Island 



"Years ago, Nora Bridge walked out on her marriage and left her daughters behind. Now she is a famous talk show host. Her daughter Ruby is a struggling comedienne. The two haven’t spoken in more than a decade. Then a scandal from Nora’s past is exposed, and Ruby is offered a fortune to write a tell-all about her mother. Reluctantly, she returns to the family house on Summer Island, a home filled with frayed memories of joy and heartache. Confronting a past that includes a never-forgotten love, a sick best friend, and a mother who has harbored terrible family secrets, Ruby finally begins to understand the complex ties that bind a mother and daughter—and the healing that comes with forgiveness."

Há já algum tempo que não lia nenhum livro da Kistin Hannah e estava com saudades, pois a referida escreveu os livros "A Hora Mágica" e o "Jardim de Inverno", os quais constam na minha lista de livros favoritos e inesquecíveis. 
E, assim parti para esta leitura com as minhas expectativas elevadas e não fiquei desiludida. A autora mais uma vez apresenta, a sua escrita bela e delicada e uma capacidade magistral de nos envolver na história que está a contar e fazer-nos vivenciar as emoções dos personagens como se fossem os nossos ou de uma pessoa próxima.  
Neste livro é nos relatada a história de Nora e de Ruby, mãe e filha que não estão em contacto por mais de uma década após a mãe ter abandonado o lar e a sua família. Tuda muda depois de uma série de eventos em que a Ruby é contactada e oferecem-lhe uma fortuna para fazer um artigo sobre a mãe. As duas acabam por regressar a antiga casa e são obrigadas a conviver juntas e a confrontar e analisar o seu passado e as consequências do mesmo nas suas vidas. 
Como já referi, todas as características que aprecio nesta autora estão presentes neste livro e fizeram com que a leitura deste livro fosse bastante envolvente e difícil de largar até ao final. 
Inicialmente, não gostei muito da Ruby pelo que estava disposta a fazer e pela forma como esta encarava o mundo a sua volta, mas com o desenrolar da história fui percebendo as suas motivações, comportamentos visão do mundo entre outros. Já em relação a Nora, apesar de tudo consegui simpatizar com ela e pelo que passou. 
Os personagens secundários estão muito bem caracterizados assim como as protagonistas e desempenham um papel importante para que a história seja mais rica e interessante. 
Sem dúvida, um bom livro sobre o o que é a família, a sua importância e não menos importante sobre a necessidade de olhar para dentro de nós próprios, avaliar as nossas escolhas e ser capaz de perdoar e lidar com a vida de forma diferente. 

Classificação: 4 

No comments:

Post a Comment